Sobre o chá

O chá é uma bebida sublime, saudável e de diferentes sabores e aromas.


Falar de chá é falar de poesia. É lembrar memórias. É falar de amizade e sugerir sociabilidade.
Uma boa conversa também sugere uma degustação de chá.  É elegante e intimista. O convite para um chá à tarde é um evento social saudável que une as pessoas.
Num ambiente fechado ou ao ar livre você define a elegância, o chá presenteia-o.
Tomar um chá é, também, um momento único consigo próprio. Um momento solitário é sempre melhor com uma chávena de bom chá nas mãos.  O chá é um amigo presente e calmante.
O hábito de tomar chá é, antes de mais nada, sugerir uma pausa na sua vida atribulada.  É chegar à conclusão que você realmente merece um momento de tranquilidade.
Assim como apreciar bons vinhos requer um mínimo de conhecimento sobre o assunto, principalmente aprimorar as suas papilas e arriscar-se a uma experiência sensorial fascinante, também o chá tem esta propriedade e, de igual forma, é elegante.

Como apreciar um bom chá?



Antes de mais nada, saiba que um bom chá é um chá preparado em infusão. O chá de sachê, digno dos tempos modernos, torna a bebida mais branda não lhe conferindo o verdadeiro sabor nem aroma.
Por isso, não se deixe render ao facilitismo do uso do saquinho instantâneo e, enquanto ferve a água, tenha à mão a erva ou a mistura de ervas que vai utilizar. Assim que a água ferva, verta-a sobre as ervas e deixe-as em infusão de 5 a 7 minutos. Coe e desfrute!

Mas como saber o sabor que mais lhe agrada?


É difícil dizer ou sugerir especificamente quais os melhores chás.  Cada organismo tem diferentes formas de exprimir a sua satisfação. 
Há aromas que jamais nos deixam esquecer daquele sabor… daquele momento! O aroma que se espalha por toda a casa ao prepará-lo…  
Recordar o sabor de um chá traz, por vezes, a nostalgia agradável de longas conversas tidas após jantares com amigos... com namorados… com os pais…  E é esta a "poesia do chá" que nos  referíamos inicialmente. 
Você é quem irá definir e atribuir o seu gosto pessoal à medida que se lançar nesta “aventura”. 
E a melhor maneira de fazer isso é ... experimentando!

Sem comentários:

Enviar um comentário